SPED Fiscal: o que você precisa saber?

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Saiba tudo sobre o SPED Fiscal!

Evite problemas para o deO SPED Fiscal é obrigatório para todas as empresas que realizam operações sujeitas ao ICMS e IPI.partamento fiscal de sua empresa. Fique por dentro de todos os detalhes relacionados ao SPED Fiscal e cumpra com suas obrigações sem maiores dificuldades!

Para tornar mais ágil e simples a entrega de informações fiscais, foi criado o SPED Fiscal.

Esse sistema é muito importante para a vida dos empresários, pois facilita o cumprimento das obrigações.

Mas, afinal, você sabe o que é, como funciona e quem deve entregar essa escrituração?

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Neste artigo, apresentamos essas e outras questões essenciais para evitar maiores problemas para o seu departamento fiscal.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o tema mas, antes de continuar, veja o conteúdo exclusivo que o canal HBM Assessores preparou para te auxiliar. Confira!

O que é o SPED Fiscal?

O Sistema Público de Escrituração Digital faz parte de uma iniciativa do governo federal, para digitalizar e unificar informações tributárias de seus contribuintes.

O SPED Fiscal também é conhecido como Escrituração Fiscal Digital, a EFD.

Ele consiste em um arquivo digital, o qual conta com todos os documentos e informações fiscais relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para que serve o SPED Fiscal?

O objetivo dessa escrituração é tornar mais prática a fiscalização e controle das operações tributárias dos contribuintes.

Dessa forma, ele permite reduzir as burocracias, tempo de envio e até mesmo o custo.

Além disso, o SPED Fiscal visa aumentar a confiabilidade, qualidade e transparência sobre os dados fiscais, evitando erros de cálculo, fraudes e sonegação de impostos.

Quem deve entregar e qual o prazo?

O SPED Fiscal é obrigatório para todas as empresas do regime normal (lucro real ou presumido) que realizam operações sujeitas ao ICMS e IPI.

Vale destacar que o prazo para entrega dessa escrituração pode variar conforme o estado e tipo de contribuinte — normalmente, essa data é de até o dia 15 do mês seguinte ao período de apuração.

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Quais os benefícios do SPED Fiscal?

A entrega do EFD pode proporcionar uma série de benefícios para as empresas.

Mas, afinal, você sabe quais os principais deles? A seguir, separamos alguns:

  • Redução de custos com armazenamento, papel, impressão e envio de documentos;
  • Eliminação de inconsistências nas informações fiscais;
  • Padronização e integração dos dados fiscais entre os diferentes órgãos e entidades;
  • Simplificação e racionalização das obrigações acessórias.

Além disso, o SPED Fiscal pode ser vantajoso, devido ao fato de assegurar melhorias na gestão e planejamento tributário, bem como aumentar a sua competitividade no mercado.

Quais os principais erros cometidos pelas empresas?

Apesar dos diversos benefícios que o SPED Fiscal pode gerar para as empresas e governo, também exige maior atenção e cuidado.

Afinal, qualquer erro ou falha na entrega, pode ocasionar em multas e penalidades.

O processo de entrega dessa escrituração conta com vários erros. Dentre os mais comuns, podemos destacar:

  • Não validação dos dados antes do envio;
  • Falta de emissão ou registro dos documentos fiscais corretamente;
  • Divergências e inconsistências não corrigidas.

Além disso, os empresários podem não conferir as alíquotas, bases de cálculos e valores dos impostos a serem pagos ou, simplesmente, não guardar o recibo da entrega e o arquivo original do SPED.

O que ocorre se não pagar o SPED Fiscal?

Pudemos perceber que essa escrituração é fundamental para manter a sua empresa longe de maiores problemas. Não é mesmo?

Afinal, é uma obrigatoriedade que tem objetivos claros e visa tornar a rotina mais prática na hora de cumprir com suas obrigações.

Dessa forma, o SPED Fiscal pode oferecer benefícios e problemas para todo negócio.

Mas, afinal, em caso de maiores transtornos, você sabe o que pode acontecer?

São diferentes consequências para a gestão empresarial, onde podemos destacar os juros e correção monetária sobre o valor das multas, impossibilidade de emitir notas fiscais eletrônicas e restrição de créditos, ou acesso a programas e benefícios fiscais.

Além disso, podem ocorrer autuações e fiscalizações por parte da Receita Federal.

Vale destacar que as multas variam conforme o tipo de infração e sistema de tributação escolhido.

Como os profissionais do departamento fiscal podem se prevenir e cumprir com o SPED Fiscal?

Sobretudo, o SPED é um sistema que, sim, tornou a gestão dos empresários mais fácil, pois modernizou a entrega das informações fiscais das empresas.

No entanto, é visível que essa escrituração requer expertise e cautela na hora de ser elaborada.

Por isso, é essencial contar com apoio de profissionais qualificados nesse momento…

Isso porque eles terão todas as informações necessárias para fornecer orientações precisas, mantendo o cumprimento das obrigações e a conformidade de sua empresa.

Além disso, podem se atentar às alterações na legislação tributária, se atualizar constantemente sobre regras e procedimentos, bem como conferir e validar os dados antes de gerar e transmitir o arquivo digital.

Nós, da HBM, contamos com diversos serviços, que podem tornar a sua gestão mais tranquila, sem que se preocupe com a entrega do SPED Fiscal.

Assim, cuidamos de todas as burocracias, enquanto você foca nas atividades principais da sua empresa.

Por que a HBM Assessores pode ser a sua grande aliada neste momento?

Somos uma empresa especializada que atua nas áreas contábil, tributária, de recursos humanos, consultoria e BPO financeiro.

Além disso, buscamos fornecer serviços de recuperação de créditos tributários, planejamentos sucessórios e outras práticas da área.

Contamos com um time altamente capacitado, pronto para auxiliar em tudo o que for preciso.

Portanto, se busca apoio para garantir o cumprimento das suas obrigações, como o SPED Fiscal, conte conosco…

Fale agora mesmo com nossa equipe e veja como podemos te ajudar!

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