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ToggleConheça os documentos relacionados ao IRPF e evite equívocos
Você precisa conhecer os documentos ligados ao cálculo do seu IRPF. Evite problemas!
O Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) é um tributo que ainda gera muitas dúvidas nos contribuintes, principalmente quanto aos documentos relacionados a ele.
Em tal cenário, reunimos informações em nosso artigo, as quais vão ajudar você a entender melhor sobre o assunto.
Ao ler o nosso material, você saberá mais sobre o que é o IRPF, documentos que têm relação com a apuração do tributo, necessidade de estar em dia junto a ele e o que deve ser feito caso você realize algum tipo de erro. Confira!
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O que é o IRPF?
IRPF é a sigla para Imposto de Renda sobre Pessoa Física.
Trata-se de um tributo que deve ser pago por indivíduos que tenham ultrapassado o limite de isenção, ou mesmo aqueles que estejam incluídos naquilo que a lei determina ser uma exigência para o recolhimento do IRPF.
Nesse sentido, ter auferido mais de R$ 28.559,70 em rendimentos sujeitos à tributação do imposto.
Mas existem várias outras regras que podem fazer com que o indivíduo tenha de recolher o tributo.
Ele incide sobre os ganhos obtidos por uma pessoa.
Sendo assim, ele incide sobre o recebimento de, por exemplo, salários, alugueis, rendimento de aplicações financeiras, etc.
Mas seu cálculo se dá diante de regras específicas.
Por exemplo, o tributo em si costuma ser calculado uma vez, ao se enviar a Declaração de Ajuste Anual de IRPF.
Mas, ao longo do ano, são feitas retenções do imposto, ou seja, antecipações.
Por exemplo, ao extrapolar determinados limites, empregadores devem recolher sobre o salário do indivíduo um percentual relativo ao Imposto de Renda Retido na Fonte.
Ainda, é possível utilizar determinadas despesas para abater do valor do tributo, como aquelas ligadas à saúde e à educação.
Todavia, é preciso cuidado, pois também existem critérios que devem ser considerados quando se trata de tais deduções.
Por exemplo, não são todos os gastos que podem ser considerados.
Ilustrando, a compra de medicamentos não gera direito à dedução do IRPF.
Quais os documentos ligados ao IRPF?
Como você pode observar, dentre os documentos mais importantes relacionados ao IRPF, temos aqueles usados para comprovar seus ganhos e também despesas dedutíveis.
Logo, além dos seus documentos de identificação pessoal e dos seus dependentes, você deverá providenciar a guarda de:
- Holerites;
- Recibos e contratos de aluguéis;
- Notas fiscais de serviços de saúde;
- Notas fiscais de aquisição de serviços de educação;
- Extrato de rendimento de aplicações financeiras, etc.
Mas aqui devemos lembrar que existem outros documentos que você também deverá providenciar a guarda.
Isso porque, eles carregam informações que, mesmo indiretamente, estão ligadas ao seu IRPF, e podem ser cobradas pelo governo no futuro.
Nesse sentido, documentos que você também deverá ter cuidado ao separar são escrituras de imóveis, documentos ligados à compra de veículos, dentre outros.
Lembre-se que eles são importantes por diferentes motivos.
Primeiramente, porque deverão ser usados para calcular o tributo e para o preenchimento de sua declaração.
Ter eles próximos evita erros nesse sentido.
Ainda, poderão ser exigidos pela autoridade fiscalizadora como meio de comprovar que tudo foi feito em total concordância com o que determina a legislação.
Por que é importante ter cuidado com o cálculo do IRPF?
Cumprir suas obrigações ligadas ao IRPF não se trata de uma escolha.
Uma vez que você esteja obrigado a recolher o tributo, deverá atender de forma integral à legislação.
Em caso de não cumprimento, poderá ter sérios problemas, sendo que o pagamento de multas e juros é apenas alguns deles.
Isso ocorre, porque a não entrega de sua declaração pode afetar até mesmo o seu CPF, repercutindo na sua relação junto aos bancos.
Ainda, caso fique comprovado que houve sonegação, você poderá ter de responder a processos criminais.
O que fazer em caso de erros?
Ao identificar equívocos na apuração dos impostos, é preciso buscar a correção imediata.
Caso o cálculo tenha sido menor, será preciso recolher a diferença, acrescida de juros e multas.
Em situações que você tenha feito o pagamento a maior, poderá solicitar a restituição.
Se você enviou sua declaração com informações divergentes, deverá providenciar o envio da declaração retificadora.
HBM: de IRPF, a gente entende!
Como você pôde observar, estar em dia com o IRPF demanda estar atento a uma série de fatores.
Nesse sentido, considerar o que trouxemos em nossa conversa ajudará você a lidar com o tema com mais tranquilidade.
Isso posto, cabe trazer que nós, da HBM, temos a expertise necessária para ajudar você no cumprimento de suas obrigações.
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