IRPF: não arrisque! Conheça os documentos ligados a ele e apure corretamente!

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Conheça os documentos relacionados ao IRPF e evite equívocos

Você precisa conhecer os documentos ligados ao cálculo do seu IRPF. Evite problemas!

O Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) é um tributo que ainda gera muitas dúvidas nos contribuintes, principalmente quanto aos documentos relacionados a ele.

Em tal cenário, reunimos informações em nosso artigo, as quais vão ajudar você a entender melhor sobre o assunto.

Ao ler o nosso material, você saberá mais sobre o que é o IRPF, documentos que têm relação com a apuração do tributo, necessidade de estar em dia junto a ele e o que deve ser feito caso você realize algum tipo de erro. Confira!

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O que é o IRPF?

IRPF é a sigla para Imposto de Renda sobre Pessoa Física.

Trata-se de um tributo que deve ser pago por indivíduos que tenham ultrapassado o limite de isenção, ou mesmo aqueles que estejam incluídos naquilo que a lei determina ser uma exigência para o recolhimento do IRPF.

Nesse sentido, ter auferido mais de R$ 28.559,70 em rendimentos sujeitos à tributação do imposto.

Mas existem várias outras regras que podem fazer com que o indivíduo tenha de recolher o tributo.

Ele incide sobre os ganhos obtidos por uma pessoa.

Sendo assim, ele incide sobre o recebimento de, por exemplo, salários, alugueis, rendimento de aplicações financeiras, etc.

Mas seu cálculo se dá diante de regras específicas.

Por exemplo, o tributo em si costuma ser calculado uma vez, ao se enviar a Declaração de Ajuste Anual de IRPF.

Mas, ao longo do ano, são feitas retenções do imposto, ou seja, antecipações.

Por exemplo, ao extrapolar determinados limites, empregadores devem recolher sobre o salário do indivíduo um percentual relativo ao Imposto de Renda Retido na Fonte.

Ainda, é possível utilizar determinadas despesas para abater do valor do tributo, como aquelas ligadas à saúde e à educação.

Todavia, é preciso cuidado, pois também existem critérios que devem ser considerados quando se trata de tais deduções.

Por exemplo, não são todos os gastos que podem ser considerados.

Ilustrando, a compra de medicamentos não gera direito à dedução do IRPF.

Quais os documentos ligados ao IRPF?

Como você pode observar, dentre os documentos mais importantes relacionados ao IRPF, temos aqueles usados para comprovar seus ganhos e também despesas dedutíveis.

Logo, além dos seus documentos de identificação pessoal e dos seus dependentes, você deverá providenciar a guarda de:

  • Holerites;
  • Recibos e contratos de aluguéis;
  • Notas fiscais de serviços de saúde;
  • Notas fiscais de aquisição de serviços de educação;
  • Extrato de rendimento de aplicações financeiras, etc.

Mas aqui devemos lembrar que existem outros documentos que você também deverá providenciar a guarda.

Isso porque, eles carregam informações que, mesmo indiretamente, estão ligadas ao seu IRPF, e podem ser cobradas pelo governo no futuro.

Nesse sentido, documentos que você também deverá ter cuidado ao separar são escrituras de imóveis, documentos ligados à compra de veículos, dentre outros.

Lembre-se que eles são importantes por diferentes motivos.

Primeiramente, porque deverão ser usados para calcular o tributo e para o preenchimento de sua declaração.

Ter eles próximos evita erros nesse sentido.

Ainda, poderão ser exigidos pela autoridade fiscalizadora como meio de comprovar que tudo foi feito em total concordância com o que determina a legislação.

Por que é importante ter cuidado com o cálculo do IRPF?

Cumprir suas obrigações ligadas ao IRPF não se trata de uma escolha.

Uma vez que você esteja obrigado a recolher o tributo, deverá atender de forma integral à legislação. 

Em caso de não cumprimento, poderá ter sérios problemas, sendo que o pagamento de multas e juros é apenas alguns deles.

Isso ocorre, porque a não entrega de sua declaração pode afetar até mesmo o seu CPF, repercutindo na sua relação junto aos bancos.

Ainda, caso fique comprovado que houve sonegação, você poderá ter de responder a processos criminais.

O que fazer em caso de erros?

Ao identificar equívocos na apuração dos impostos, é preciso buscar a correção imediata.

Caso o cálculo tenha sido menor, será preciso recolher a diferença, acrescida de juros e multas.

Em situações que você tenha feito o pagamento a maior, poderá solicitar a restituição.

Se você enviou sua declaração com informações divergentes, deverá providenciar o envio da declaração retificadora.

HBM: de IRPF, a gente entende!

Como você pôde observar, estar em dia com o IRPF demanda estar atento a uma série de fatores.

Nesse sentido, considerar o que trouxemos em nossa conversa ajudará você a lidar com o tema com mais tranquilidade.

Isso posto, cabe trazer que nós, da HBM, temos a expertise necessária para ajudar você no cumprimento de suas obrigações.

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